top of page

Livros e e-books

2022 - O livro, em formato e-book, “Procedimentos metodológicos para a pesquisa em Educação Geográfica”, incentiva o desenvolvimento de estudos e investigações científicas no campo da Educação Geográfica. Nessa perspectiva, o tema central é dedicado à discussão de variados procedimentos metodológicos utilizados pelos pesquisadores em seus dissemelhantes trabalhos. Ele é organizado por Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro, Profª Ma. Eliane Souza da Silva e Prof. Dr. Guibson da Silva Lima Junior.



2021 - O livro "Contribuições do pensamento geográfico para o ensino e a pesquisa" apresenta contribuições significativas sobre a constituição do pensamento pedagógico-geográfico do professor, articulando reflexões e investigações que envolvem a educação e o ensino de Geografia. Ele é organizado pelos professores doutores Antonio Carlos Pinheiro (UFPB) e David Luiz Rodrigues de Almeida (SEMEC, Conde-PB).



2020 – O livro “Memórias e aventuras na educação e no ensino de Geografia” resulta do memorial do Dr. Antonio Carlos Pinheiro para obtenção da progressão funcional para Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba. Este traz uma reflexão sobre sua trajetória formativa, desde a escola básica, passando pela universidade e suas experiências profissionais. O texto também destaca passagens de sua vida, explicando sua identidade, assim como suas conquistas e decepções.



2020 - o GEPEG, pela editora da UFPB, publicou o E- book com o título “Formação e práticas docentes em Educação Geográfica”. Organizado pelos professores doutores Antonio Carlos Pinheiro (UFPB) e Vanilton Camilo de Souza (UFG). O E-book é composto por 13 capítulos escritos por membros do GEPEG e professores convidados.



2020 - “Ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003)", de Antonio Carlos Pinheiro, é uma versão revisada e atualizada de seu livro impresso publicado em 2005. Ele apresenta levantamento sistemático, análise e interpretação da produção acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil, no âmbito dos cursos de pós-graduação das universidades brasileiras, a partir de 1972. São objetos deste trabalho 317 dissertações e teses sobre o ensino de Geografia, de 1967 a 2003, interpretadas tendo em vista sua classificação quanto à distribuição pelo território brasileiro, ano de defesa, nível escolar de estudo, gênero de trabalho acadêmico e focos temáticos.



2019 - GEPEG publicou seu primeiro livro impresso intitulado “Formação de Professores, Metodologias e Ensino de Geografia”. Esteve na organização desse livro o coordenador do GEPEG, o professor Dr. Antonio Carlos Pinheiro, e o professor Dr. Wellington Aragão, membro do grupo. O livro compõe 13 capítulos escritos pelos membros do GEPEG e professores convidados de outras instituições.



2018 - O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade federal da Paraíba (PPGG/ UFPB) publicou o livro "Pesquisas geográficas: cidades, trabalho e educação", organizado pelo Prof. Dr. Eduardo Rodrigues Viana de Lima. Nele são tratadas três grandes temáticas abordadas em pesquisas do PPGG/ UFPB, a partir de uma perspectiva geográfica: a cidade e o urbano; o trabalho; e a educação. Portanto, o conteúdo do livro tem uma amplitude que vai muito além da Geografia, interessando a campos diversos do conhecimento, tais como: História, Educação, Ciências Sociais, Urbanismo, entre outros.



2012 - “Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, do autor Antonio Carlos Pinheiro, tem por objetivo oferecer aos leitores de várias áreas do conhecimento escolar e aos professores de Geografia ou em processo de formação uma leitura que ajudará a compreender o papel da docência e os conflitos existentes nela. A construção do texto confirma a importância da profissão docente e da mediação do professor no processo de ensino em diferentes etapas da construção do conhecimento na sua história de vida ora como aluno, ora como professor. Apresenta histórias de vida de docentes dos anos iniciais e como eles percebem a importância do ensino de Geografia. A pesquisa traz, por meio da metodologia autobiográfica, uma relevante contribuição para a Educação Geográfica.


 

bottom of page