GEPEG: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) foi criado no ano de 2014 e está localizado no Departamento de Geociências (DGEOC) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O grupo não possui fins lucrativos e foi criado com o objetivo de estimular e desenvolver estudos e investigações científicas no campo da Educação Geográfica, congregando pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e da graduação em Geografia da UFPB e de outras universidades, além de professores da Educação Básica.
O GEPEG tem registro no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e é vinculado ao PPGG/UFPB. Ele é coordenado pelo professor Dr. Antonio Carlos Pinheiro. A intenção é integrar essas instâncias de ensino e pesquisa, fomentando estudos sobre o ensino em geral e sobre a formação de professores de Geografia para a Educação Básica e Ensino Superior.
- Rita de Cassia -
"O GEPEG é um grupo aberto a discussão que auxilia a todos no processo de autoformação. Mas, para mim, ele é mais que um grupo de estudos e pesquisas, é um grupo de amigos que se ajudam a crescer na produção do conhecimento."
"Sou estudante da graduação e participar do GEPEG me proporciona compartilhar experiências com meus colegas da pós-graduação e professores da educação básica e superior, contribuindo na minha formação inicial."
"O GEPEG tem uma contribuição significativa na minha trajetória acadêmica. Desde sua fundação, em 2014, participo das discussões que contribuíram para ampliar o meu conhecimento teórico e conceitual, me levando a realizar o mestrado e agora o doutorado no PPGG/ UFPB. Além de um grupo de discussões, o GEPEG se diferencia pela colaboração e incentivo entre seus membros."
- Maurílio Farias -
- Eliane Souza -
"Tenho a minha participação no GEPEG como um movimento constituinte de formação que atravessa a leitura de textos científicos. O grupo configura-se como espaço de composição de vozes que circulam entre diferentes narrativas, histórias, conhecimentos e saberes, o que tende a repercutir em aprendizados fecundos. São, pois, momentos de compartilhamento de diálogos que se gestam por, entre e a partir da prática geográfica escolar, da teoria educacional e da educação geográfica. É, portanto, uma potente experiência de formação."
- Josias Barros -