Quem Somos
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO PARA O ENSINO E A PESQUISA
O IV Seminário de Educação Geográfica resulta da proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG) de divulgar investigações realizadas por seus membros e promover o intercâmbio de ideias com outros pesquisadores da área. Também visa conhecer e debater experiências com professores coordenadores dos Programas Institucionais (PIBID, Prolicen, Residência Pedagógica etc), professores da escola básica, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação, todos eles considerados público alvo do evento.
O GEPEG foi criado no ano de 2014 e está localizado no Departamento de Geociências (DGEOC) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB. Compõe o grupo, professores do DGEOC, alunos de pós-graduação e graduação, além de professores de outras universidades e da rede básica de ensino. Foi criado com o objetivo de estimular e desenvolver estudos e investigações científicas no campo da Educação Geográfica, congregando pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Geografia e da graduação em Geografia da UFPB e de outras universidades. Pretende-se que o grupo seja integrador dessas instâncias, fomentando estudos sobre o ensino em geral e sobre a formação de professores de Geografia para a escola básica.
Em 2015, realizamos de 10 a 12 de junho de 2015 o I Seminário de Educação Geográfica com cerca de 150 participantes, foram inscritos para o evento 42 trabalhos, os quais foram organizados em cinco Grupos de Trabalhos. Os inscritos representaram nove estados da federação, sendo 20 da Paraíba, 6 do Rio Grande do Norte, 5 de Pernambuco, 4 de Goiás, 2 da Bahia, 2 do Ceará, 1 de Alagoas, 1 de Mato Grosso do Sul e 1 de Santa Catarina.
Em 2017, realizamos, de 24 a 26 de maio, o II Seminário de Educação Geográfica da UFPB, com o tema: “Saberes e cultura na Educação Geográfica: escola, universidade e sociedade”, buscando uma aproximação entre a realidade escolar e da formação acadêmica, articulando com os saberes do senso comum. O evento contou com a participação de cerca de 160 pessoas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Foram 6 Grupos de Trabalhos, com 41 trabalhos apresentados.
Em 2019, realizamos o III Seminário de Educação Geográfica da UFPB, de 11 a 13 de setembro, quando foi elegida a temática: “Formação de Professores, Metodologias e Ensino de Geografia” buscando pensar em metodologias que articulassem a teoria e prática na formação inicial e continuada de professores e ações que envolvam o ensino e a pesquisa nas ações dos docentes da universidade e da escola de Educação Básica. Houve, nessa ocasião, a participação de 161 pessoas, predominantemente da Paraíba, mas também dos estados do Ceará, Pernambuco, Goiás e Brasília. Nesse evento, além da modalidade artigo, também houve o recebimento de resumos expandidos, compondo, no total, a quantia de 60 trabalhos aprovados. Os artigos foram apresentados em GDEs e resumos expandidos em forma de banners.
O IV Seminário de Educação Geográfica, a ser realizado entre os dias 15 e 17 de setembro de 2021, tem como tema: “Contribuições do pensamento geográfico para o ensino e a pesquisa”. Propõem-se debater sobre a existência de um modo de interpretar o mundo a partir da perspectiva espacial, mobilizando os elementos que possibilitam a interpretação dos fenômenos geográficos, a saber: os seus conteúdos, conceitos, categorias, princípios, linguagens e metodologias articuladas ao ensino e pesquisa na Geografia.
É válido ressaltar que desde a segunda edição do Seminário de Educação Geográfica, o evento tem repercussão nacional. Isso é constatado na representação dos nomes que compõem a programação do evento e de inscritos das cinco grandes regiões brasileiras, o que incentiva e mobiliza o ensino e a pesquisa voltada à Educação Geográfica no Brasil.